Bispos do Regional Sul 1 realizam Visita ‘Ad limina Apostolorum’
Visita prevê encontro com o Papa Francisco e visita aos Dicastérios da Cúria Romana.
O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo, realiza, de 19 de setembro a 2 de outubro, a Visita ‘Ad limina Apostolorum’, uma peregrinação aos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.
A visita, a ser realizada pelo episcopado paulista em dois grupos, será um momento de comunhão eclesial com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo. O encontro com o Sumo Pontífice está previsto na agenda, assim como visitas aos Dicastérios da Cúria Romana e celebrações nas basílicas papais.
Segundo o Padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul1, a viagem será uma oportunidade dos bispos de promoveram e favorecerem a comunicação entre as dioceses do Estado e a Santa Sé por meio de “um intercâmbio de informações e uma divisão de solicitude pastoral sobre problemas, experiências, sofrimentos, orientações e projetos de trabalho e de vida” (Introdução do Diretório da Visita Ad Limina, 1988).
A cada cinco anos acontece essa peregrinação dos bispos a Roma. Essa estava prevista para acontecer em 2020, mas devido a pandemia de Covid-19, foi adiada.
Entenda a estrutura dos regionais
A Brasil está dividido, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 19 regionais. Cada regional é divido em Sub-regiões Pastorais, que são formadas por um grupo de dioceses.
O Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo, é formado por sete Sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba, onde estão inseridas as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado.
A Diocese de Jundiaí compreende a Província Eclesiástica de Sorocaba, da qual pertencem também a Arquidiocese de Sorocaba, as Dioceses de Itapetininga, Itapeva e Registro.
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e Dom Vicente Costa participarão da visita Ad Limina Apostolorum
Os bispos da Província Eclesiástica da qual a Diocese de Jundiaí faz parte, estarão, de 19 a 24 de setembro, na visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano. Do latim, o termo quer dizer “no limiar dos apóstolos”. Isto significa que os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas da Basílica de São Pedro.
Durante a visita o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões. Há a possibilidade de participação da Audiência com o Papa Francisco.
A visita Ad Limina também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da arqui/diocese de cada um. Este material não consiste especificamente em uma prestação de contas, mas muito mais em uma explanação sobre a situação de cada Igreja Local. Este movimento deve ocorrer a cada cinco anos, conforme previsto no Código de Direito Canônico:
Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.
Para isso, o CDC prevê que “o Bispo diocesano vá a Roma no ano em que está obrigado a apresentar o relatório ao Sumo Pontífice […], a fim de venerar os sepulcros dos Bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e apresente-se ao Romano Pontífice” (Cân 400).
Segundo o Diretório da Visita Ad Limina, a programação contempla as visitas já citadas acima e pode incluir ainda, para aqueles que desejarem, a possibilidade de contato com a realidade eclesial e pastoral romana para “um conhecimento recíproco e um intercâmbio de experiências pastorais em torno de questões de interesse comum e situações análogas”.
História
Já são dois anos de espera pela visita Ad Limina. A viagem que ocorre neste setembro estava marcada inicialmente para 2020 e foi cancelada em virtude da pandemia do Covid-19 e o início do lockdown no mundo inteiro.
Com estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 1, em novembro de 2009. Em 2009 os bispos tiveram dois momentos com o Papa Bento XVI: uma audiência reservada e uma audiência geral.